Já tentou falar com sua operadora, contratou mais mega de internet fixa e até conta com tecnologia de fibra no acesso da banda larga… tudo para melhorar a conexão da sua internet? Então fique tranquilo, porque muitas vezes podemos melhorar a conexão da nossa internet através de passos simples!

Sabendo disso, preparamos uma lista com 5 dicas para que você possa revigorar sua experiência na rede.

  1. Faça o teste de velocidade

Possuir uma conexão lenta com a internet pode ser mais normal do que você imagina. A velocidade da internet banda larga ideal para sua casa vai depender de diversos fatores, alguns deles são alheios às nossas ações. Por isso, é muito importante você, em primeiro lugar, medir a velocidade de internet da sua conexão. Isso lhe dará uma ideia de como abordar uma internet lenta e vai mostrar qual é sua velocidade de conexão real. Existem muitos testes disponíveis, e você poderá até ter algumas dicas sobre como melhorar sua conexão (teste velocidade da internet).

 

  1. Verifique a velocidade do seu computador

Depois de ver que realmente a velocidade real da sua conexão é similar à velocidade contratada, agora é a hora de ver como melhorar a velocidade do seu computador ou celular. Já tinha pensado nisso? Pois é, muitas vezes culpamos nosso provedor de internet, mas, no fundo, nosso celular ou PC é o maior problema para não ter a velocidade de internet que precisamos nesse momento. Caso você veja que esse é o problema da sua conexão, use programas ou aplicativos que fazem uma limpeza no computador, o que ajuda a deixá-lo mais rápido. Muitas vezes temos softwares inúteis no nosso computador ou celular que costumam iniciar automaticamente quando ligamos o PC (contribuindo para a lentidão do aparelho). Uma boa dica é remover esse tipo de “programa inútil” ou adiar o seu carregamento, deixando a inicialização do aparelho mais rápida.

 

  1. Veja se algum vírus está deixando seu PC ou celular mais lento

Alguns vírus e malwares deixam qualquer dispositivo mais lento, pois muitos deles roubam a velocidade da sua conexão para realizar a transmissão de dados. Mantenha seus dispositivos atualizados com bons antivírus, como Vírus Scan ou Avira.

 

  1. Rede segura e wifi compartilhado somente com sua família

Já verificou se não tem alguém de fora da sua família se aproveitando da sua conexão com a rede? Altere sua senha do Wifi caso perceba alguma suspeita de que algum oportunista esteja usando sua conexão. Use ferramentas como Lastapass.com que podem lhe ajudar a criar senhas seguras e aleatórias.

 

  1. Posição do roteador

Você sabe onde tem alocado o seu roteador? Verifique que ele não esteja atrás de móveis ou nas esquinas de algum cômodo. Sempre será melhor que o seu roteador esteja no lugar mais central da casa e livre de obstáculos. Outra dica interessante é você reiniciar seu roteador de vez em quando, isso restaurará algumas funções do seu aparelho e algumas deles podem impactar na velocidade da sua conexão.

 

Por último, veja se é necessário contratar o melhor plano de internet com a melhor conexão. Na Use Telecom você terá internet com a maior qualidade, velocidade e segurança do mercado.

  • 100% fibra óptica
  • Planos acessíveis
  • Rede de alta disponibilidade