Os Smartwatch chegaram com força no mercado e já estão completamente consolidados entre os consumidores. O número de usuários destes aparelhos vem crescendo de forma incrível nos últimos anos  – principalmente durante a pandemia, no qual registrou o aumento, no Brasil, de 265% nas vendas, comparado a 2019 (segundo IDC Brasil). Isso se dá pela alta variedade de opções que existe no mercado, tornando o produto acessível a todos os públicos.

Mas o questionamento que algumas pessoas ainda têm é: qual a real funcionalidade desses relógios inteligentes? Para entender melhor a sua real função, vamos até a sua origem. O primeiro Smartwatch foi lançado lá atrás, em 1977. Este modelo foi lançado pela HP e era chamado de HP-01, o seu diferencial era ter tela de LED, teclado com 28 teclas, cronômetro, timer, despertador e possibilidade de guardar dados, tecnologia revolucionária para os relógios da época. Já os modelos modernos possuem diversas outras funções.

Já os modelos modernos possuem diversas outras funções, que variam de modelo para modelo, porém, a maioria serve basicamente para integrar relógio e smartphone. Isso quer dizer que eles não são só acessórios que marcam as horas, mas servem para facilitar o seu dia a dia. Por exemplo, com um relógio inteligente integrado ao seu smartphone, é possível deixar o celular no bolso ou na mochila e receber notificações das redes sociais, ler um SMS, acompanhar dados vitais, fazer o monitoramento de atividades físicas e, a depender do modelo, até atender ligações e enviar mensagens.

Mas o que está vindo por aí? O futuro dos Smartwatches está muito bem encaminhado. Os novos dispositivos prometem chegar com assistentes virtuais próprios, bioimpedância elétrica e até rastreamento de ronco.

Depois de dar tantas informações, é preciso relembrar de uma coisa: eles também marcam as horas! (vai que vocês esqueceram) 😉

Portanto, se você estava na dúvida entre comprar um relógio convencional ou um Smartwatch, pode ter certeza. Os relógios inteligentes possuem diversas funções a mais por um preço compatível, ou seja, vale muito a pena.