Há várias explicações folclóricas para o significado da Árvore de Natal. Sugerem-se que ela foi inspirada na árvore do “Paraíso”, símbolo do “Jardim do Éden” apresentado em uma popular peça teatral da Idade Média, sobre Adão e Eva. Outros acreditam que a Árvore de Natal tenha sido uma evolução das pirâmides de Natal, que eram estruturas de madeira decoradas com galhos de pinheiros e figuras religiosas. Há também, os que acreditam que a Árvore de Natal foi criada para ser religiosamente neutra no contexto do cristianismo. Também é comum, atribuir a Martinho Lutero, responsável pela reforma protestante, a primeira decoração iluminada de uma árvore de Natal com velas, ao em vez das luzes elétricas atuais, inventadas apenas em 1882.

Esse ano o mundo está interagindo no ambiente digital com muito mais habilidade e frequência que em tempos atrás, e embora a Árvore de Natal seja um dos símbolos natalinos mais antigos, sua forma de existir também passou a ser virtual, em quase todo o mundo.

O que temos hoje é o Natal all-line, uma integração entre as pessoas ao redor do mundo, por meio da voz, do ambiente presencial e do ambiente digital. E as Árvores de Natal passaram a ser cênicas, luminosas, virtuais e por vezes, ilusórias e efêmeras, de modo que em instantes estão ali, e logo depois dão espaço a outras imagens e mensagens digitais, tudo isso, graças a interação entre a tecnologia e a criatividade humana.

Mas, ainda assim a tradição natalina de ter a presença de uma arvore iluminada nos espaços das cidades, nos jardins externos e nos ambientes internos das casas parece mesmo que nunca deixará de existir, embora, o Natal off line não exista mais! Tornou se impossível manter se desconectado do mundo natalino, ou estamos online, ou estamos all-line, que remete a um ambiente onde famílias inteiras interagem tornando o mundo presencial e o mundo digital interdependente. Não importa se você tem um celular nas mãos, ou se você tem um sinal de internet, alguém do seu lado sempre terá. E a sua presença no mundo digital está garantida por intermédio das conexões familiares, e entre amigos, que são possíveis serem feitas a todo instante.

Fica a dica: sorria você está sendo filmado, e transmitido ao vivo, sem que seja possível metrificar o alcance da sua presença ao redor do mundo.

Afinal, de que é feita a sua Árvore de Natal?

Desejamos que ela dê frutos de muito amor e companheirismo o ano todo.

Feliz Natal.

 

Por – Patrícia Lane