Muitas vezes menosprezado por nós, a necessidade de utilização do antivírus nos dispositivos ainda é questionada. Apenas ser cuidadoso não oferece 100% de garantia quanto às ameaças virtuais aos usuários, pontos vulneráveis nos sistemas operacionais são recorrentes e constantemente utilizados por cibercriminosos para invasões. Assim, um antivírus se mostra a parte final de proteção e prevenção. 

O antivírus tem a função de detectar ameaças e atividades anormais, além de proteger e interromper os dispositivos de ameaças de contaminação, que muitas vezes vêm no formato de softwares maliciosos com diversos objetivos: hackear seu dispositivo, clonagem de dados, principalmente financeiros, entre outros. 

Os malwares podem ter acesso através de links suspeitos,  inserção de mídias removíveis e visitas a diferentes sites e publicidades presentes neles. Você pode ser afetado mesmo sem praticar nenhuma ação insegura. 

Muitas opções de programas de proteção não oferecem uma cobertura total, mesmo as versões pagas, mas investir em pacotes completos sempre se torna uma melhor opção. Ainda assim, outras versões, como o antivírus nativo e gratuito do sistema Windows (Windows Defender), são uma boa garantia de segurança. 

Além disso, mesmo com um bom antivírus a disposição, é importante ter atenção na atualização de aplicativos, links recebidos e ao baixar e executar arquivos. Todo cuidado tomado é pouco para garantir sua segurança. 

Confira os 5 melhores antivírus disponíveis no mercado, de acordo com o Canaltech, com suas principais considerações: 

  • Bitdefender

Se destaca como um dos melhores antivírus dos últimos anos, porém ocupa espaço considerável no sistema operacional;

  • Norton

Oferece uma ampla quantidade de recursos e não compromete muito o sistema;

  • Kaspersky

Se destaca com um competente motor de detecção e monitoramento, porém não oferece uma ampla gama de recursos. Possui versão gratuita para dispositivos Android;

  • Trend Micro

A potência de sua varredura é acima da média comparado a outros. Não possui versão gratuita;

  • Avast

Rápido e leve, pode ser útil para dispositivos de pouca memória. Possui versão gratuita.